“Um Chinês Made in Brazil”

Amante na China – O Livro. Lançamento 9 de agosto na Livraria da Travessa, em Ipanema, Rio de Janeiro/RJ. 19h.

Apresentação de Zé Dassilva

Um Chinês Made in Brazil

Tudo começou com a vontade de ascender no mundo corporativo: recém-contratado pelo canal SporTV, Richard Amante pensou em aprender o idioma chinês e, assim, qualificar-se para trabalhar na cobertura das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Mas a coisa deu errado. Richard se apaixonou pela China, largou o que seria o emprego dos sonhos para a maioria de seus antigos colegas do Curso de Jornalismo e foi morar na terra dos minglings.

Azar nosso, que perdemos um autêntico churrasqueiro gaúcho no Rio de Janeiro. Mas, por outro lado, foi sorte nossa, também: agora, temos nosso Marco Polo particular. Alguém para contar tudo aquilo que não cabe nos jornais sobre a tão falada China.

Em sua narrativa informal, Richard Amante derruba a muralha de curiosidade que tínhamos sobre a milenar nação que agora ensaia para assumir o posto de maior potência mundial (sempre achei uma contradição o fato de a maior força do capitalismo ser um país comunista, mas quem disse que o mundo é coerente?).

Se é verdade que uma a cada cinco pessoas no mundo é chinesa, este número mudou: Richard Amante agora é chinês, também – um chinês made in Brazil, por que não? Trocou as picanhas pelo espetinho de escorpião. Virou cidadão do mundo. E, ainda bem, não desaprendeu o idioma português, presenteando-nos com suas divertidas histórias neste livro.

Zé DassilvaJornalista, Escritor, cartunista do Diário Catarinense e Roteirista da TV Globo.

Comentários (1)

 

  1. Carmen says:

    QUé lindo escribe Ze Dassilva de ti!!! quiero conocerlo. Felicidades por el libro. QUiero leerlo